Os tipos de aço automotivo são usados ​​na produção de vários componentes de veículos e motores. Alguns deles são: buchas, rolamentos, tubos de escape, radiadores, chassis de automóveis, aros de rodas e muito mais! Confira tudo sobre esse assunto neste artigo completo que preparamos.

Aqui na Aços Nobre você encontra uma ampla gama de ligas de aço e outros metais para sua demanda. Solicite seu orçamento online. Nossa equipe retorna seu contato rapidamente para conversarmos sobre as necessidades da sua indústria.

Solicitar Orçamento

Você também vai gostar de ler:

➡️ Corte de metais e dicas para escolher

➡️ Qual o melhor aço para cutelaria?

➡️ O que é módulo de elasticidade do aço?

Conheça os principais tipos de aço automotivo.

Aços Carbono

Aços carbono são ligas compostas predominantemente por ferro e carbono. Seus grupos são divididos em baixo, médio e alto carbono.

O teor desse elemento nas ligas de aço de baixo carbono varia de 0,05% a 0,3%. Assim, esses tipos de aço automotivo são altamente dúcteis e podem ser moldados. Eles têm baixa resistência à tração e baixo ponto de escoamento.

São usados na fabricação de componentes menores, como peças de suspensão, suportes, braços de controle, etc. O aço de baixo carbono ajuda a manter a estabilidade e a estrutura do veículo.

Já os aços de médio carbono possuem um teor desse elemento entre 0,30% a 0,50%. São ligas mais fortes que as de baixo teor e são mais difíceis de formar, soldar e cortar. Os aços de médio carbono são frequentemente endurecidos e revenidos por tratamento térmico.

Esses tipos de aço automotivo são aplicados na fabricação de fechaduras de porta, linguetas de cinto de segurança, molas e arruelas.

E por fim, os aços de alto carbono são menos dúcteis e mais propensos à fragilidade. Mas essas ligas são resistentes ao desgaste, por isso encontram sua aplicação em ferramentas e fixadores de metal.

Na indústria automobilística são usados para fazer chassis, armações de veículos, painéis de portas, buchas e muito mais.

Peças automotivas em aço carbono.

SAE 1020

Liga com baixo teor de carbono. Possui baixa temperabilidade e resistência mecânica. Entretanto, é fácil de forjar e soldar.

SAE 1045

É um dos tipos de aço de médio carbono. Conta com média temperabilidade e boa forjabilidade. Proporciona boa resistência mecânica após a têmpera.

Leia depois: ➡️ Guia de aços carbono – E-book grátis

Aços-liga

Os aços ligados são materiais extremamente versáteis. Possuem uma ampla variedade de propriedades e aplicações. São tipos de aço automotivo indicados para aplicações que exigem desempenho elevado em ambientes de alta pressão.

Assim, têm uso em aplicações severas de fadiga, impacto e tensões em alta temperatura. São empregados na fabricação de engrenagens, coroas, pinhões, pontas de eixo, eixos, pinos, bielas, virabrequins, entre outras peças.

SAE 4140

É um tipo de aço para beneficiamento que contém cromo e molibdênio. É resistente à corrosão. Possui boa temperabilidade e ductilidade, e alta resistência.

SAE 4340

Também é um aço especial para beneficiamento. Possui alto nível de temperabilidade e boa resistência. Atinge alta tenacidade e força quando passa por tratamentos térmicos.

SAE 8640

É uma liga composta por manganês, níquel, cromo e molibdênio. Possui baixo teor de carbono, o que contribui para seu bom desempenho em tratamentos térmicos e mecânicos.

Engrenagem automotiva feita de aço-liga.

➡️ Tudo sobre as ligas de aço – Blog

Aço inoxidável

Aços que contêm pelo menos 10,5% de cromo, 1% de carbono, além de outros elementos. Uma característica marcante deste tipo de aço é sua capacidade de resistir a materiais corrosivos.

Seu acabamento brilhante e leve tem sido sinônimo de durabilidade e funcionalidade em muitas indústrias, não apenas na automotiva.

É um dos materiais preferidos para criar e montar diferentes componentes de veículos. De fato, uma peça muito importante do veículo é o escapamento automotivo em aço inox.

Os motores de combustão de combustível, em particular, exigem o uso de materiais que não se deformam ou derretem facilmente sob altas temperaturas. O aço inoxidável é um candidato perfeito para isso devido ao seu ponto de fusão extremamente alto — acima de 1500º C.

➡️ Tipos e usos dos aços inoxidáveis – Blog

Aços ferramenta

Ligas altamente resistentes, especialmente em temperaturas extremas. Por isso, são escolhas perfeitas para diferentes aplicações e não seria diferente na indústria automotiva.

Dessa maneira, são usados na fabricação de peças automotivas que exijam alta resistência ao desgaste, resistência à fratura, a choques térmicos e a trincas por fadigas térmicas. Também são aplicados em equipamentos e grandes estruturas.

Peça de automóvel fabricada em aço ferramenta.

H13

Indicado para uso até 600º C. Alto nível de tenacidade, ductilidade e usinabilidade; boa resistência a altas temperaturas e resistência à fadiga térmica; excelentes propriedades de endurecimento; e distorção muito limitada durante o endurecimento.

D2

Essa liga de aço possui alto teor de carbono e cromo. Apresenta alta estabilidade dimensional, resistência ao desgaste e tenacidade (principalmente em condições abrasivas).

➡️ Orçamento online de aços para ferramentas

Aplicações dos tipos de aço automotivo

No caso de muitos veículos, sua composição leva mais de 50% de aço. A maior parte desse aço é encontrada no corpo esquelético do veículo, que é a base a partir da qual o resto do veículo é criado. Isso é porque alguns tipos de aço automotivo são os materiais mais fortes e econômicos disponíveis no mercado!

Os aços também podem ser moldados e desenvolvidos de maneiras que cumpram as normas técnicas, garantindo a máxima segurança para o uso do veículo. Como os componentes do carro afetam o manuseio, o aço é escolhido também para garantir seu desempenho geral.

Desse modo, em média, são utilizados 900 kg de aço por veículo! Distribuído da seguinte forma, com base na massa total do carro:

🔶40% é usado na estrutura da carroceria, painéis, portas e fechamentos do porta-malas para alta resistência e absorção de energia em caso de colisão.

🔶23% está no trem de força, composto por ferro fundido para o bloco do motor e aço carbono usinável para as engrenagens resistentes ao desgaste.

🔶12% está na suspensão, utilizando tiras de aço laminadas de alta resistência.

🔶O restante é encontrado nas rodas, tanque de combustível, sistemas de direção e freio.

Modelo 3D mostrando a grande quantidade de aço utilizado na fabricação de um carro.

Onde comprar aço automotivo? – Distribuidora de metais em Sorocaba (SP)

A Aços Nobre está há mais de 20 anos oferecendo diversos tipos de aço automotivo para indústrias de Sorocaba (SP) e região. Contamos com um vasto estoque de ligas para pronta-entrega. Tudo para garantir a você entrega rápida e o melhor custo-benefício para sua demanda!

Solicite seu orçamento. Nossa equipe retorna seu contato em breve para conversar sobre suas necessidades em aços.

Solicitar Orçamento
« voltar topo ↑