Saber como cortar metal é essencial para qualquer indústria que trabalhe com essa matéria-prima. Por isso, abaixo reunimos as vantagens e as diferenças entre os três melhores métodos de corte de aços e outros metais. Acompanhe!

Além de distribuidora de aço, metais não ferrosos e termoplásticos, a Aços Nobre é especializada no corte de metais ferrosos e não ferrosos. Entre em contato, em breve respondemos sua mensagem para conversarmos sobre o melhor serviço para sua indústria.

➡️ Quero entrar em contato

Você também vai achar interessante:

➡️ Qual é o melhor aço para cutelaria?

➡️ O que é módulo de elasticidade?

➡️ Saiba tudo sobre os aços especiais

Descubra como cortar metal e 5 dicas para escolher o melhor método.

Como cortar metal?

Aços e outros metais podem ser cortados manualmente ou por maquinários. Ferramentas manuais incluem arco de serra, esmerilhadeira angular e serra de fita à bateria.

Entretanto, para metais com finalidade de uso industrial, são recomendadas técnicas de corte mais avançadas, como cortes a quente (especialmente a plasma e oxicorte) e o corte a frio.

Corte a plasma

CNC plasma é um dos tipos de corte de metais industriais.

Método de corte a quente, o plasma é usado para cortar metais eletricamente condutores (aço, alumínio, cobre etc.). A fonte de calor que derrete o metal é um arco de plasma incandescente entre o eletrodo e a peça de trabalho.

É realizado mecanicamente ou manualmente. Os processos de corte mecanizados pelo sistema CNC (controle numérico computadorizado) são os mais eficientes!

➡️ 7 vantagens do corte a plasma CNC para sua indústria

Oxicorte

Outra técnica de corte a quente, o oxicorte funciona a partir de uma reação química entre oxigênio puro e aço para formar óxido de ferro.

Chamas de pré-aquecimento são usadas para elevar a superfície ou borda do aço a aproximadamente 980 ºC (cor vermelha brilhante). O oxigênio puro é então direcionado para a área aquecida em um fluxo fino e de alta pressão.

À medida que o aço é oxidado e soprado para formar uma cavidade, o pré-aquecimento e o fluxo de oxigênio são movidos em velocidade constante para formar um corte contínuo.

Apenas metais cujos óxidos têm um ponto de fusão mais baixo do que o próprio metal base podem ser cortados com este processo. Apenas aço de baixo carbono e algumas ligas de baixo teor atendem a essa condição e podem ser cortados de forma eficaz com oxicorte.

Aço sendo cortado pelo processo de oxicorte.

➡️ Características do processo de oxicorte – Blog

Corte a frio

O corte a frio é um procedimento usado para cortar metais sem usar calor ou chama nem produzir faíscas. Isso torna esse processo o método mais seguro de como cortar metal em ambientes perigosos!

Os dois principais benefícios do corte a frio são conveniência e segurança. Não há produção de faíscas, chamas ou qualquer contaminação no ar. Além disso, não há zona afetada pelo calor resultante, fator que pode alterar as propriedades do material.

As indústrias típicas onde o corte a frio é recomendado incluem petróleo e gás, processamento de materiais e petroquímica.

Aço cortado por corte a frio, que não produz faíscas nem chamas.

➡️ Benefícios do corte a frio de metais

Como escolher o método de corte de aço e outros metais? 5 dicas infalíveis!

Na hora de escolher o melhor processo de corte de metais para sua indústria considere alguns fatores.

1 – A liga de aço ou metal cortado

Esse é o primeiro fator determinante na escolha do processo de como cortar metal. Existem alguns metais que não podem ser cortados a quente para não interferir em suas qualidades metalúrgicas. Nesses casos, opta-se pelo corte a frio.

Além disso, os métodos são recomendados para metais que apresentam características específicas. Por exemplo, o oxicorte só pode ser utilizado em metais ferrosos e aços com baixo teor de carbono. Já o corte a plasma tem uso no corte de ligas eletricamente condutoras.

2 – Espessura da peça

Cada tipo corta melhor de acordo com a espessura do metal. Por exemplo:

✔️Mais fino do que 0,125”: plasma

✔️Mais fino do que 0,250”: plasma

✔️Mais de 8”: oxicorte

✔️Mais de 2”: oxicorte

✔️Mais de 1,25”: plasma ou oxicorte

3 – Zona afetada pelo calor

Se a zona termicamente afetada pelo plasma ou oxicorte não é aceitável, escolha o corte a frio.

4 – Produtividade ou custo

O que é mais importante: produtividade ou custo? O corte a plasma ganha em velocidade e produtividade. Entretanto, o oxicorte apresenta menor custo inicial e operacional.

5 – Acabamento e qualidade do corte

O corte a frio fornece uma peça já pronta para a soldagem após a usinagem. Diferente do processo a quente em que, muitas vezes, há a necessidade de lixar a peça após o corte.

Dos cortes a quente, o plasma oferece melhor precisão, gerando escória mínima e proporcionando cortes mais suaves e estreitos do que o oxicorte.

O acabamento necessário às peças é um dos fatores de escolha de como cortar metal.

Serviços de corte de metal – Orçamento online

Você já conhecia essas técnicas de como cortar metal? Aqui na Aços Nobre nossa equipe é especializada nos três serviços. Tudo para oferecer a você o melhor para sua necessidade! Entre em contato, nossa equipe retorna rapidamente para conversar sobre a demanda da sua indústria!

➡️ Quero entrar em contato

« voltar topo ↑