O aço polido possui superfície lisa e uniforme e alta resistência. O acabamento polido pode ser feito em aços carbono ou liga, sendo bastante utilizado em aços inoxidáveis e para ferramentas. Abaixo você confere as propriedades e usos desse tipo de aço.

Aqui na Aços Nobre você encontra barras de aço polidas e com outros acabamentos. Solicite seu orçamento online abaixo, nossa equipe retorna seu contato em breve para conversarmos sobre a demanda da sua indústria.

Solicitar Orçamento

Você também pode gostar de ler:

➡️ Características do aço forjado

➡️ Principais propriedades do aço

➡️ Barra de aço: tipos e formatos

Propriedades e usos do aço polido.

O que é aço polido?

É um aprimoramento do aço descascado. Para se tornar polido, o aço descascado passa por um processo de acabamento, que retira falhas e imperfeições da superfície. Isso é importante para evitar a ovalização do metal.

No polimento, é possível obter superfícies mais ou menos ásperas, de acordo com as características de acabamento necessárias para as peças finais. Desse modo, é possível dar um acabamento de alto brilho (espelhado) ou acetinado (brilho mais suave) ao aço.

Aço sendo polido.

Propriedades e usos das barras polidas

Devido ao polimento, o aço polido tem acabamento superficial perfeito, sendo liso e uniforme. Além do acabamento sem imperfeições, esse material ainda possui extrema precisão dimensional, alta resistência a corrosão e a outros desgastes e durabilidade superior.

Graças às suas qualidades, as barras de aço polido são versáteis, asseguram o melhor desempenho das peças em que são utilizadas e oferecem excelente custo-benefício!

Indústrias especializadas em diferentes segmentos podem fazer uso deste material. Tem aplicações em peças como: eixos, ganchos, pinos, torres de resfriamento, hastes, cilindros (hidráulico e pneumático), máquinas agrícolas, entre outros equipamentos.

Esse tipo de aço também é utilizado na construção civil (para fabricação de corrimão, acessórios de quartos e banheiros, entre outros).

Principais tipos de aço polido para setores industriais

Aço inox polido com acabamento espelhado.
Aço inox com acabamento polido espelhado.

Tanto aço carbono quanto aço liga podem receber acabamento polido. Os aços dos tipos inoxidável e ferramenta já possuem qualidades superiores, e aliadas ao polimento, oferecem ainda mais resistência e durabilidade às peças!

Aço inox polido

O aço inoxidável é um metal que possui de 10% a 30% de cromo em sua composição. O cromo é um elemento químico que fornece a formação de uma película resistente à corrosão na superfície do aço.

➡️ Aço inox 304 e 420 – orçamento online

As barras polidas de aço inox são largamente utilizadas na fabricação de diferentes objetos e materiais. Desde máquinas e cilindros até barras de corrimão e para academia.

Aço ferramenta polido

Os aços ferramenta são metais muito resistentes a temperaturas extremas. Existem diferentes tipos de aço para ferramentas, utilizados para variadas finalidades e indicados para determinados tipos de trabalho.

➡️ Aços para ferramentas – orçamento online

O polimento é um processo determinante para obter moldes e ferramentas de ótima qualidade. Assim, as barras polidas de aço ferramenta evitam baixa durabilidade das peças e potencializam os resultados oferecidos.

Faca polida de aço D2 para ferramentas.
Faca feita de aço ferramenta D2 polido.

Formatos das barras polidas

O aço polido pode ser fornecido em diferentes formatos de barras de aço. As formas mais populares são: barras redondas, quadradas ou sextavadas. São as necessidades do projeto que vão indicar qual formato é o mais apropriado para cada peça.

➡️ Os diferenciais da barra sextavada na indústria – Blog

Diferença entre aço polido e escovado

Essa é uma dúvida bastante comum, especialmente para quem busca esse metal como item de decoração. A diferença entre esses dois tipos de aço se dá justamente na última etapa de sua fabricação: o acabamento.

Enquanto o aço polido passa por um processo de retirada de falhas e ganha superfície lisa e brilhante (as linhas superficiais são microscópicas), o escovamento mantém o aço com linhas relativamente grandes, que podem ser enxergadas a olho nu. Em contraposição ao aço polido, o aço escovado é mais opaco e escuro.

Panela feita de aço escovado.
Panela de aço escovado.

Desse modo, a principal distinção entre aço polido e aço escovado é a rugosidade. A fabricação do aço polido também é mais demorada já que muitas vezes é necessário repetir o processo de polimento até desaparecerem todas as imperfeições visíveis do material.

Onde encontrar? – Distribuidora de ferro e Aço em Sorocaba (SP)

A Aços Nobre é uma distribuidora de aço, metais não ferrosos e plásticos industriais de Sorocaba (SP). Contamos com um vasto estoque de materiais para atender a demanda da sua indústria. Solicite um orçamento online sem compromisso, nossa equipe retorna logo para descobrir suas necessidades em materiais.

Solicitar Orçamento
« voltar topo ↑