O aço austenítico engloba as ligas pertencentes a um dos cinco subgrupos dos aços inoxidáveis. Inclusive, 70% de todos os aços inoxidáveis são austeníticos. As ligas desse tipo de aço são comumente utilizadas na indústria para diferentes aplicações, desde objetos para cozinha até peças para carros.

Preparamos este artigo completo para você descobrir tudo o que precisa saber sobre os aços austeníticos. Acompanhe!

A Aços Nobre é uma distribuidora de ferro e aço, assim como de metais não ferrosos e termoplásticos. Contamos com um vasto catálogo de produtos para atender prontamente a demanda da sua indústria. Solicite seu orçamento online. Logo, um de nossos representantes responde sua mensagem com o melhor custo-benefício do mercado.

Solicitar Orçamento

Você também vai achar interessante saber:

➡️ Quais são os aços resistentes à abrasão?

➡️ Austenitização e a formação da austenita

➡️ Aço inox 420 ou 304: qual devo usar?

Saiba tudo sobre aço austenítico!

O que é Aço Austenítico?

É uma liga de aço que faz parte do grupo dos aços inoxidáveis austeníticos,  o subgrupo mais popular dentro dos aços-liga inoxidáveis. Os aços austeníticos são amplamente reconhecidos por sua alta resistência à corrosão e ao calor (mantendo estabilidade de temperatura em uma ampla faixa).

Aço inox austenítico: composição

Um aço inox se torna austenítico quando níquel ou nitrogênio são adicionados em sua composição química. Austenítico significa que esse tipo de liga de aço possui estrutura cubica de face centrada (FCC). Assim, a composição química determina o grau específico do aço inoxidável, enquanto a estrutura cristalina da austenita no material é uma característica-chave.

O aço inoxidável austenítico contém no mínimo 16% de cromo e a partir de 6% de níquel, assim como os elementos nitrogênio, carbono, entre outros. O cromo é o principal elemento que garante a alta resistência à corrosão do aço.

➡️ A influência dos elementos químicos no Aço – Blog

Propriedades dos aços austeníticos

Como todo aço inoxidável, o aço austenítico é amplamente reconhecido por sua alta resistência à corrosão. Mas esse material também possui outras propriedades.

Veja abaixo as principais características desse tipo de aço.

Resistência a altas temperaturas

O aço austenítico pode suportar temperaturas extremas, até aproximadamente 1037 °C. Entretanto, é preciso ficar de olho, pois, algumas ligas podem começar a sofrer alguma deformação, amolecimento ou perda de resistência a 426 °C.

Baixa condutividade térmica

O calor é transferido lentamente através do aço inoxidável austenítico, diferente do aço inoxidável ferrítico, por exemplo, que apresenta maior condutividade térmica.

Conformabilidade

O aço austenítico é altamente moldável, sendo um material especialmente versátil para uma ampla variedade de aplicações.

Trabalhável a frio

Os aços austeníticos não podem ser enrijecidos por tratamento térmico, portanto, somente o trabalho a frio pode aumentar sua resistência.

Nesse sentido, o trabalho a frio refere-se à modelagem de um metal sem aquecê-lo. O aço inoxidável laminado a frio, por exemplo, apresenta melhor acabamento da superfície, o que é benéfico porque dá ao material maior dureza para resistir à propagação de trincas.

➡️ Como evitar trincas em ferramentas de aço? – Blog

Aço Inox Austenítico é magnético?

A austenita é a fase sólida do aço, considerada não magnética. Então, geralmente, as ligas austeníticas não são magnéticas.

Assim, é interessante observar que, na condição recozida, o aço austenítico é frequentemente caracterizado como não magnético, porém, quando laminado a frio, ou reduzido sua espessura e aumentado sua dureza, ganha uma certa quantidade de magnetismo.

Ligas de aços inoxidáveis austeníticos

De modo geral, as ligas de aços austeníticos estão englobadas nas classes de aços inoxidáveis das séries 200 e 300.

Série 200

Aços austeníticos da série 200 contêm cromo (entre 16% e 18%) e níquel (entre 3,5% e 8%). Eles oferecem boa resistência à corrosão, porém não possuem a mesma resistência à corrosão e resistência mecânica que os aços da série 300. São usados principalmente em aplicações menos exigentes e mais econômicas.

Série 300

Já as ligas da série 300 são as mais comuns e amplamente utilizadas, contendo entre 16% e 30% de cromo e entre 6% e 20% de níquel. Os aços da série 300 oferecem excelente resistência à corrosão e são adequados para uma ampla variedade de aplicações em ambientes corrosivos.

Seus usos incluem instrumentos médicos, estruturas para ambientes críticos, joalheria, indústria automobilística, indústria de alimentos e bebidas, pias, panelas, acessórios para vidro, etc.

A principal liga dentro desta classe é o aço inox 304, também conhecido como inox 18/8, devido sua composição química de 18% de cromo e 8% de níquel. Esse é um material amplamente utilizado em diferentes setores industriais, graças à sua versatilidade a alta resistência à corrosão.

➡️ Confira tudo sobre o aço inox mais versátil de todos – Blog

Orçamento online de barras de aço inox 304

Aqui na Aços Nobre você encontra um vasto estoque de ligas de aço. Se você precisa de um orçamento de aço austenítico SAE 304, entre em contato conosco. Será um prazer ajudar com a sua demanda.

« voltar topo ↑