O aço inox martensítico é um material altamente resistente e com elevada dureza. Assim, os aços desse grupo são mais resistentes do que outros tipos, sendo uma boa escolha para a fabricação de instrumentos médicos, válvulas mecânicas, peças de turbinas, instrumentos mecânicos, entre muitas outras aplicações. Continue a leitura e confira todas as características e usos desse tipo de aço inoxidável.

A Aços Nobre é uma distribuidora de Sorocaba. Atendemos várias regiões do estado de São Paulo. Se você deseja um orçamento de aços, metais não ferrosos ou termoplásticos, solicite uma cotação com a gente. Em breve, um de nossos representantes retorna seu contato com o melhor custo-benefício para sua indústria.

Solicitar Orçamento

Você também vai gostar de ler:

➡️ Saiba tudo sobre aço austenítico

➡️ Tipos e aplicações do aço inox

➡️ Principais usos industriais do aço

Entenda as Características e Aplicações do Aço Martensítico

O que é aço inox martensítico?

A martensita é uma fase do aço resultante do processo de têmpera, onde o aço é resfriado rapidamente para se tornar um material extremamente duro e com ductilidade reduzida.

Os aços martensíticos têm alta resistência, ideais para aplicações que requerem resistência ao desgaste ou à abrasão. No entanto, a martensita não é tão resistente à corrosão ou oxidação quanto outras fases do aço (como a austenita), por isso, é recomendado o tratamento desses aços para uso em ambientes altamente corrosivos.

Aço inox martensítico é magnético?

Sim, o aço inox martensítico é magnético devido ao seu conteúdo de ferrita, proporcionando excelente condutividade elétrica.

Aço inox austenítico e martensítico

Tanto os aços austeníticos quanto os martensíticos pertencem à classe dos aços inoxidáveis. Entretanto, cada grupo possui suas particularidades. Uma das principais diferenças entre eles é que enquanto as ligas austeníticas são dúcteis e mais fáceis de soldar, as ligas martensíticas são mais duras e não tão fáceis de soldar quanto as anteriores.

Outra diferença é que o aço martensítico é tratado termicamente para atingir as propriedades desejadas, enquanto o aço austenítico não pode receber tratamento térmico. De modo geral, o aço martensítico também é mais suscetível à corrosão do que o aço austenítico.

Nesse sentido, o aço martensítico é normalmente usado para aplicações que exigem alta dureza, como facas e ferramentas de corte, enquanto o aço austenítico é mais utilizado para aplicações que exigem alta ductilidade, como equipamentos de processamento de alimentos.

Composição dos aços martensíticos

Como todos os aços inoxidáveis, o principal componente do aço martensítico é o cromo, que representa pelo menos 12% de sua composição. Outro componente comum nesses tipos de aço é o carbono.

A elevada quantidade de carbono confere a essas ligas de aço uma forte estrutura molecular. Pequenas quantidades de outros elementos de liga, como manganês, molibdênio e níquel, também são adicionadas.

Propriedades desse tipo de aço inox

Válvulas para admissão feitos de aço Inox

Resistência à corrosão

Uma das principais características de qualquer aço inoxidável é a alta resistência à corrosão, e isso não seria diferente com os tipos martensíticos.

Este tipo de aço contém cromo, que forma uma camada protetora na superfície do metal, evitando a formação de ferrugem e outras formas de corrosão. Entretanto, quando comparado com outros tipos de aços inoxidáveis, os martensíticos são os que possuem menor resistência à corrosão.

Resistência e dureza elevadas

O aço inoxidável martensítico também é conhecido por sua alta resistência. Como as ligas martensíticas contêm uma porcentagem maior de carbono do que outros tipos de aço inoxidável, apresentam maior resistência e dureza. Além disso, o aço martensítico pode ser tratado termicamente para aumentar ainda mais sua resistência.

Boa resistência ao desgaste

Outro benefício do aço inox martensítico é que ele possui boa resistência ao desgaste. Isso significa que ele pode resistir à abrasão e ao desgaste ao longo do tempo, tornando-o ideal para aplicações onde há alto risco de desgaste.

O aço martensítico também costuma ter maior resistência ao impacto do que outros tipos de aço inoxidável.

Resistência à temperatura

As ligas martensíticas resistem bem às temperaturas extremas. Isso significa que pode ser usado para aplicações em que será exposto a altas temperaturas, como em sistemas de caldeiras ou usinas de energia.

E o contrário também: o aço inoxidável martensítico pode ser usado em temperaturas criogênicas, sendo adequado para tanques de armazenamento em baixas temperaturas ou em aplicações aeroespaciais.

Tipos de aço inox martensítico

De modo geral, os aços martensíticos estão divididos em dois subgrupos: de baixo e alto carbono. Veja abaixo alguns detalhes sobre cada um deles.

Instrumentos mecânicos

Aço martensítico de baixo carbono

O aço martensítico de baixo carbono possui teor de carbono entre 0,05% a 0,25%. Versões com baixo teor de carbono do aço martensítico são mais fortes, oferecem maior resistência à corrosão e maior potencial de fabricação.

Aço martensítico de alto carbono

As ligas de alto carbono desse grupo geralmente tem teor de carbono entre 0,61% e 1,50%. Um maior teor de carbono torna o aço mais forte porque o carbono fortalece a estrutura molecular. No entanto, também torna o metal mais frágil e não pode ser soldado ou moldado facilmente em outras formas.

Usos

Seus usos são numerosos devido à sua resistência e durabilidade. Veja alguns dos principais:

  • facas e garfos;
  • aparelhos de cozinha, como micro-ondas;
  • ferramentas cirúrgicas;
  • ferramentas industriais;
  • peças de automóveis, como sistemas de escape;
  • componentes de aeronaves;
  • corrimãos em edifícios ou navios;
  • aquários ou gaiolas para animais de estimação;
  • relógios e anéis.

Ligas de aços martensíticos

As principais ligas de aço inox martensítico são os AISI 410, 420 e 440, com destaque especial para o aço inox 420, uma liga bastante utilizada para diferentes aplicações industriais.

Aço inox 420

O AISI 420 é uma liga de aço inox martensítico com alto teor de carbono e pelo menos 12% de cromo. Como outros aços martensíticos, possui alta dureza, capaz de ser endurecido por tratamento térmico até 50 HRC, a maior das durezas quando o assunto são aços com 12% de cromo.

Apesar do alto teor de carbono, que lhe dá maior dureza, tem boa ductilidade na condição recozida e pode ser soldado — embora não com tanta facilidade.

Instrumentos Cirúrgicos de Aço Inox

Orçamento online de aço inox martensítico – Aços Nobre

Aqui na Aços Nobre você encontra um vasto estoque de barras de aço inox martensítico 420. Solicite sua cotação online sem compromisso. Logo, nossa equipe retorna sua mensagem para ajudar você com a sua demanda.

« voltar topo ↑