Os aços longos são produtos siderúrgicos que, como o próprio nome diz, possuem o comprimento muito superior à sua altura e largura. Continue a leitura e descubra tudo sobre esses produtos: tipos, principais usos e onde encontrar.

Aqui na Aços Nobre você encontra um vasto estoque de ferro e aço, metais não ferrosos e plásticos industriais. Peça um orçamento sem compromisso, logo um de nossos representantes retorna seu contato para conversar sobre suas necessidades.

Solicitar Orçamento

Você vai achar interessante saber:

➡️ Barra de aço: peso, formato e tipos

➡️ Principais acabamentos metálicos

➡️ Veja 17 curiosidades sobre o aço

Principais usos para aços longos.

Tipos de aços e suas geometrias

Existem mais de 3 mil tipos de aços. Dessa forma, há muitos modos de se classificar essa liga metálica. Uma das inúmeras maneiras é pela sua simetria. Nesse sentido, podem ser categorizados de três formas: semiacabados, planos e longos.

O que são aços longos?

São produtos siderúrgicos que possuem comprimento muito superior à sua largura e à sua altura. Suas seções transversais têm formato poligonal. Os aços longos podem ser obtidos pela laminação (a quente ou a frio) ou trefilação.

➡️ Diferenças entre aços laminados e trefilados

Barras de aço longas.

Tipos

Esses produtos são oferecidos em aços carbonos e especiais. Os principais tipos de aços longos englobam:

✔️barras

✔️perfis

✔️vergalhões

✔️telas e treliças

✔️cantoneiras

Barra de aço longa

Dentre todos os aços longos, a barra de aço ganha destaque. Afinal, é um produto muito versátil, podendo ser encontrada em diferentes formatos: barras chatas, redondas, retangulares, sextavadas.

Além disso, também podem ser feitas de diferentes ligas de aço, facilitando na hora de escolher a melhor para um uso específico. Assim, são ofertadas barras de aço carbono, inox, para construção mecânica e para ferramentas.

➡️ Usos industriais das barras de aço redondas – Blog

Aços carbono longos

Barra comprida de aço carbono 1045.

Os aços carbono são caracterizados por possuírem mais desse elemento em sua composição do que outras ligas. Podem ser classificados com baixo, médio e alto teor de carbono, podendo ter até 2% de teor desse elemento!

As principais ligas de aço carbono são o SAE 1020, SAE 1045 e ASTM A36.

➡️ Guia completo sobre aços carbono – E-book grátis

Aços ligados longos

São ligas de aço que recebem mais de um elemento de liga em sua base de ferro e carbono para aprimorar suas propriedades, como dureza, resistência, tenacidade, etc.

Geralmente, esses elementos de liga não ultrapassam 5% da composição do material — embora alguns tipos possam receber maiores porcentagens.

➡️ Tudo sobre as ligas de aço – Blog

Principais usos dos aços longos

Cada tipo de aço longo é mais indicado para uma determinada aplicação. Assim, esses produtos podem ser usados em indústrias de diferentes segmentos, na construção civil, em serralherias, etc.

Fabricação de maquinários, ferramentas e peças

Eixo de aço.

➡️ Tipos de aços para eixos – Blog da Aços Nobre

As barras de aços longos são muito utilizadas na indústria para a fabricação de eixos, máquinas e inúmeros tipos de ferramentas. As barras quadradas, por exemplo, são empregadas na fabricação de máquinas e equipamentos, e também na produção de elementos menores, como porcas e parafusos.

Já as barras redondas possuem amplo uso na indústria de usinagem, na indústria manufatureira na fabricação de máquinas e fixadores.

As barras chatas com sua seção transversal retangular são aplicadas na fabricação de implementos agrícolas, maquinários, etc. E as barras sextavadas também são utilizadas na produção de máquinas agrícolas e na indústria automotiva.

➡️ Como evitar trincas em ferramentas de aço? – Blog

Aplicações dos aços longos em serralherias

Como são matéria-prima indispensável na fabricação de diferentes produtos em aços, as barras, assim como os perfis, são imprescindíveis para serralherias. Com esses aços longos, é possível produzir variados itens, como grades, portões, janelas, corrimões, etc.

Usos na construção civil

Os tipos de aços longos mais utilizados na construção civil são barras, treliças e telas, que possuem muito uso em estruturas de concreto-armado para construção de fundações, vigas, colunas e lajes.

Isso é pelo aço ser um material muito resistente e durável. Sua alta resistência mecânica permite que ele suporte cargas pesadas, sendo amplamente utilizado no setor da construção civil. Nesse sentido, esse material tem como função resistir à tração em estruturas de concreto-armado, ao absorver os impactos aos quais a edificação está sendo submetida.

➡️ Tudo sobre Resistência do aço – Blog

Aços planos e longos

Diferenças entre aços planos e longos.

Uma dúvida comum é sobre a diferença entre aços planos e longos.

Enquanto os aços longos são caracterizados pelo seu comprimento, os aços planos são aços semiacabados que acabaram de sair do processo de lingotamento. Na laminação, o aço passa por dois cilindros, que giram enquanto aplicam força de compressão ao aço.

Ao final, dá origem aos tipos de aços planos, como chapas, bobinas, tubos e perfis dobrados.

Onde encontrar aços longos?

A Aços Nobre é uma das principais distribuidoras de barras de aços longos e outros metais para indústrias de Sorocaba e região. Solicite seu orçamento online, em breve nossa equipe retorna com o melhor custo-benefício para sua demanda.

Solicitar Orçamento

« voltar topo ↑