Os aços para trabalho a frio oferecem vantagens específicas graças às suas propriedades mecânicas e aprimoramento após os processos de conformação a temperaturas mais baixas.

Alguns desses benefícios incluem maior dureza e resistência, tolerância dimensional precisa e melhor acabamento da superfície. Continue a leitura e entenda tudo sobre o assunto!

A Aços Nobre é uma distribuidora de ferro e aços especiais que atende a região de Sorocaba (SP), assim como outras regiões do estado. Confira nosso vasto estoque de materiais e solicite sua cotação online. Logo, um de nossos representantes retorna sua mensagem com o melhor custo-benefício para sua indústria.

Solicitar Orçamento

Você também vai gostar de saber:

➡️ Saiba tudo sobre aços ferramentas

➡️ Características do aço martensítico

➡️ Tudo sobre usinagem de alumínio


Imagem com o texto: Conheça os principais aços para trabalho a frio. Ao lado do texto tem uma imagem com fundo laranja e barras de aço redondas em diferentes espessuras

Tipos de trabalho a frio

O trabalho a frio é realizado para transformar plasticamente o metal trabalhado, sendo executado abaixo da temperatura de recristalização do respectivo metal. Nesse sentido, os processos de trabalho a frio podem aumentar a dureza e resistência do material, embora também possam deixá-los mais quebradiços. Por isso, é preciso escolher bem os aços para trabalho a frio, de acordo com o tipo de processo pelo qual ele terá que passar, equilibrando os benefícios e as limitações do processo escolhido para um produto final adequado. 

Abaixo você confere os principais tipos de trabalho a frio para aços.

Corte a frio

O corte a frio, também chamado corte guilhotina, é um processo que serve para separar ou remover partes do material, sendo executado em temperatura ambiente ou abaixo da temperatura de recristalização do metal trabalhado. Assim, é usado para cortar um material, como o aço, sem produzir chamas ou faíscas. Devido a essas caraterísticas, o corte a frio é recomendado para determinados ambientes que podem ser considerados mais perigosos para trabalhos a quente, como indústrias petroquímicas e de petróleo e gás.

Laminação a frio

A laminação a frio é um processo que envolve passar o aço entre rolos em temperatura ambiente. Esse endurecimento por deformação garante até 20% mais resistência do que a laminação a quente, por exemplo.

Dessa forma, o aço laminado é criado através de uma série de desdobramentos, desbastes e acabamentos.

Esse processo de trabalho a frio, além de reduzir a espessura, melhora as propriedades mecânicas do aço e dá origem a um metal com superfície muito lisa e de arestas afiadas.

➡️ Confira as diferenças entre laminação a quente e a frio

Trefilação

Na trefilação, o aço é passado por uma matriz que o estica até que ele fique com o tamanho e forma desejados. Para isso, uma alça é conectada ao aço, puxando-o através da matriz. Geralmente, o metal precisa passar várias vezes pela matriz até atingir a forma necessária para o projeto.

O resultado é um aço mais forte, com medidas mais precisas (e que podem ser personalizadas), melhor resistência à tração e ótimo acabamento externo.

➡️ Saiba mais detalhes sobre a trefilação do aço

Forjamento a frio

O forjamento a frio é um processo de conformação de metais que envolve a deformação plástica da peça a temperatura ambiente ou ligeiramente acima dela, porém abaixo da temperatura de recristalização do material trabalhado. 

Diferentemente do forjamento a quente — no qual o metal é aquecido a altas temperaturas para facilitar a deformação — o forjamento a frio não envolve o amolecimento do material.

Esse processo é usado para produzir peças de geometrias complexas e precisas, onde a resistência, dureza e outras propriedades mecânicas são importantes.

Além dos quatro tipos de trabalho a frio descritos neste tópico, outros processos de trabalho a frio incluem estampagem, encruamento, estiramento, dobra a frio, embutimento, calandragem, entre outros.

Quais são os aços para trabalho a frio?

Como o trabalho a frio pode causar alguns desgastes e até mesmo deixar o metal quebradiço, é necessário escolher muito bem o aço, afinal, eles precisam ser capazes de suportar a deformação plástica a temperaturas baixas sem sofrer falhas.

Nesse sentido, os mais requisitados são os aços ferramenta para trabalho a frio, porém, ainda há o aço cromo e algumas ligas de aço carbono e aço inox. Confira mais detalhes abaixo.

Aços ferramenta para trabalho a frio

Quando se trata de aços para trabalho a frio, os primeiros que vêm a mente são os aços para ferramentas. Esses aços especiais são altamente resistentes e podem ser utilizados em trabalhos com temperaturas extremas. São ligas usadas na indústria para a fabricação de ferramentas manuais e matrizes de máquinas.

Existem mais de 100 tipos de aços para ferramentas. No entanto, essas ligas podem ser divididas em 3 grandes grupos: aços ferramenta para trabalho a frio, a quente e para moldes plásticos.

Nesse sentido, os aços ferramenta para trabalho a frio são usados ​​para cortar ou formar materiais que estão em baixas temperaturas. Eles têm boa estabilidade dimensional, temperabilidade e resistência ao desgaste, tenacidade média e resistência ao amolecimento por calor.

Estão divididos em 3 subgrupos: ligas endurecidas a óleo; aços com alto teor de carbono e cromo; e ligas endurecidas a ar. Abaixo, você confere as ligas de aço para ferramentas mais populares para o trabalho a frio.

O1

O aço O1 (VND) é um aço ferramenta para trabalho a frio de alta qualidade. É temperado em óleo no tratamento térmico, por isso recebe esse nome. Nos processos a frio, é facilmente trabalhado em condições recozidas por métodos convencionais.

É usado para matrizes de conformação a frio, matrizes de estampagem, ferramentas de corte para operar a temperatura ambiente, entre outras aplicações.

D2

Este aço ferramenta para trabalho a frio faz parte do grupo das ligas de aço com alto teor de carbono e cromo. Também chamado VD2, oferece alta resistência ao desgaste abrasivo e alta temperabilidade

Essa é uma liga usada para cortar outros tipos de aço de maneira fácil e sem desgaste. É usada para matrizes para cunhar, moldar, aparar e laminar, rolos, punções, facas e outros objetos de cutelaria, etc.

D6

O aço D6, ou VC 131, é um aço para ferramenta de alto carbono e cromo com liga de tungstênio, endurecido a ar. É caracterizado por alta resistência à compressão, alta resistência ao desgaste, alta dureza superficial e boa estabilidade de endurecimento.

A liga de aço D6 também é usada para matrizes, principalmente para ferramentas de corte e trefilagem, onde é necessária uma alta resistência ao desgaste, rolos com alta estabilidade dimensional, ferramentas de estampagem profunda, ferramentas de conformação, entre outros usos.

Aço Cromo 52100

Além dos aços ferramentas, existem outras ligas que podem ser trabalhadas a frio. É o caso do aço 52100, um aço-liga de cromo de alto carbono, que possui alta dureza e longa durabilidade, podendo ser utilizado tanto em trabalho a quente como a frio. No processo a frio, como tem boa ductilidade, essa liga pode ser trabalhada a frio por métodos convencionais em condição recozida ou normalizada.

Aços Carbono

Alguns aços desse grupo, como os de baixo teor de carbono, são frequentemente usados para alguns processos de trabalho a frio. Entretanto, é preciso ficar atento e conhecer bem as propriedades do aço trabalhado, já que os aços carbono para trabalho a frio podem ser limitados em termos de resistência e dureza.

Aços inoxidáveis

Ligas de aços inoxidáveis martensíticos e austeníticos podem ser utilizadas para trabalho a frio, especialmente quando a aplicação exige maior resistência à corrosão.

Onde encontrar aços para trabalho a frio? – Distribuidora em Sorocaba (SP)

Aqui na Aços Nobre você encontra diferentes ligas de aços para trabalho a frio. Dispomos de um vasto estoque de barras de aço e de outros materiais industriais para atender prontamente sua indústria. Confira nossos produtos e solicite um orçamento online sem compromisso. Em breve, nossa equipe retorna seu contato com o melhor custo-benefício para sua demanda.

Solicitar Orçamento
« voltar topo ↑